PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO Autor(a): Simaia Sampaio Editora: WAK Sinopse: Neste manual, de maneira prática e objetiva, a autora descreve minunciosamente os passos e a aplicação das técnicas usadas no diagnóstico psicopedagógico clínico baseado na Epistemologia Convergente. Como professora de pós-graduação e supervisora de psicopedagogos, observa a dificuldade que os alunos encontram em unir todas as etapas do diagnóstico para realização do estágio e, mesmo depois de formados, eles sentem dificuldades ao iniciar seu atendimento clínico, por causa da ausência de material de apoio. Por isso, descreve aqui, passo a passo, a realização do Contrato Inicial, EOCA, Provas Operatórias, Técnicas Projetivas, Outros Testes, Anamnese, Devolução e Informe Psicopedagógico | |
Autor(a): Simaia Sampaio Editora: WAK Sinopse: O fracasso escolar não é um tema recente nem mais uma preocupação conseqüente dos tempos modernos. Há muito tempo, educadores vêm realizando pesquisas e investigando as causas que possam justificar o mau rendimento escolar ou os problemas de aprendi zagem. Sabemos que o conhecimento do sujeito é construído na interação com o seu meio, seja o familiar, o escolar ou mesmo o bairro, e, deste meio, depende para se desenvolver como pessoa. Entretanto, quando o meio é qualificado como inadequado para um desenvolvimento sadio, tanto físico quanto psicológico, o sujeito poderá encontrar obstáculos, mas poderão ser superados à medida que encontramos na família, na escola e no próprio sujeito uma porta, que nos permita entrar e (re)construir junto a estes uma nova aprendizagem. Embora seja difícil falar separadamente do sujeito, da família e da escola, pois todos se fundem em uma relação triangular, esse livro faz uma abordagem em suas peculiaridades, focalizando as causas das dificuldades de aprendizagem próprias a cada uma destas instâncias. | |
Autor(a): MARIA LUCIA L. WEISS Editora: Trata da aprendizagem humana e dos diversos fatores que conduzem ao fracasso escolar. Traz detalhado a descrição de sessões de psicopedagogia. | |
Autor: SARA PAIN Editora: Artmed Sinopse: Este é um livro de referência na área da psicopedagogia e da psicologia da aprendizagem que se mantém atualizado e essencial aos profissionais que buscam recursos qualificados para o diagnóstico e o tratamento dos problemas de aprendizagem. Sara Paín une de forma inovadora a psicanálise, a teoria piagetiana e o materialismo histórico, oferecendo subsídios teóricos e práticos para qualificar o trabalho realizado com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. | |
Autor: MARCIA SIQUEIRA DE ANDRADE Editora: POLUSS EDITORIAL Sinopse: Um manual prático de aplicação de testes que faz o roteiro para o diagnóstico preciso dos distúrbios de aprendizado. O livro é também um fórum sensível e inteligente de reflexão sobre a nova ciência da Psicopedagogia. | |
Autor: N.A. BOSSA & V.B. OLIVEIRA Editora: Vozes Sinopse: Analisa o comportamento da criança e a importância fundamental de atividades lúdicas na integração do afeto e na exploração do mundo. | |
Autor: NADIA APARECIDA BOSSA & VERA BARROS OLIVEIRA Editora: Vozes Sinopse: Experientes educadores se reúnem aqui para orientar sobre o comportamento de crianças entre sete e doze anos e a importância da integração na escola e família. | |
Autor: NADIA BOSSA & VERA BARROS DE OLIVEIRA Editora: Vozes Sinopse: Avaliar o adolescente com os olhos no século XXI requer, mais do que nunca, um conhecimento integrado de suas múltiplas possibilidades e capacidade de se envolver com o amor e o trabalho. Esta é a proposta deste livro. | |
Autor: ALICIA FERNANDEZ Editora: Artmed Sinopse: Quando iniciamos com Moccio e Martinez, a corrente de Psicodrama Psicanalítico em nosso país, um de nossos maiores anseios era o de que nossos trabalhos alcançassem, não somente os psicoterapeutas clínicos, mas também a todas aquelas pessoas interessadas na utilização técnicas dramáticas em outros campos da psicologia. O Centro de Aprendizagem do Hospital Posadas, dirigido por Alícia Fernández, superou aquelas expectativas. Os tratamentos psicopedagógicos para crianças e adolescentes são encarados em grupos e com a utilização de técnicas dramáticas. Tive a oportunidade de visitar o Centro por duas vezes, e observei o interesse, a dedicação, o conhecimento e a paixão necessárias - que requer este tipo de tarefas nos profissionais do Serviço. Gostaria de salientar, além disso, outros dois elementos em destaque: a coerência ideológica, a criatividade. Depois de épocas como as do Processo - onde se tentou "mutilar" todas as tarefas grupais assistenciais -, este Serviço é um magnfflco exemplo de que gente jovem também sabe construir a outra história da psicologia, e seu maior mérito é "recriá-la contextualizando-a." É mérito de Alícia Fernandez o ter sabido conduzir este projeto. Estou certo de que este livro será de grande utilidade para a psicopedagogia. | |
Autor: PEGO, MARCIA GOULART TOZZI Editora: VETOR Sinopse: Nesta obra, a autora reúne sua experiência no atendimento clínico psicopedagógico ao trabalho de pesquisa na área dos distúrbios de aprendizagem. Fatos ocorridos no espaço clínico que poderiam ser ignorados passam a ser fonte de cuidadosa observação. O espontâneo e o imprevisível, que fazem parte das sessões, tornam-se material valioso, não só para o período de diagnóstico, mas também para a intervenção psicopedagógica. | |
| Autora: Nadia A. Bossa Editora: ARTMED - BOOKMAN Sinopse: Neste livro a psicopedagoga Nadia A .Bossa aborda a questão da dificuldade de aprendizagem escolar, apontando suas causas e formas de tratamento. Ressalta a importância da família e do professor no processo de aprendizagem e enfoca os procedimentos da ação psicopedagógica na clínica e na escola. |
Intervenção Psicopedagógica | |
Autor(a): EULALIA BASSEDAS, MAITE MARRODAN, TERESA HUGUET Editora: Artmed Sinopse: O modelo de relacão entre o psicopedagogo e o professor tem-se tornado cada vez mais amplo. Assim, a intervenção educativa desse profissional não é baseada somente no tratamento especifico dos alunos com problemas, mas afeta o processo de ensino-aprendizagem de forma global. Sendo assim, no diagnóstico psicopedagágico estão envolvidos a escola, o professor, o aluno, a família e o psicopedagogo. pois a realidade do processo de escoleirizacão é o resultado de um conjunto de inter-relacões complexas entre os diferentes coletivos. Intervenção educativa e diagnóstico psicopedagógico explica as bases teóricas inspiradas no construtivismo de J.Piaget e na teoria de sistemas, descrevendo em detalhes os diversos elementos existentes no diagnóstico e no seu seguimento: entrevistes com pais e professores, observações, revisões de trabalhos de aula, adaptações curriculares, etc. Tendo em vista uma abordagem mais completa da assunto, os autores - profissionais com larga experiência em tarefas de assessoramento psicopedegógica ilustrem as referências teóricas mencionadas com exemplos e descrições de casos extraídos de prática cotidiana. | |
Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Psicopedagógica Autor(a): JESUS-NICASIO GARCIA SANCHEZ Editora: Artmed Sinopse: As pesquisas que se desenvolveram nos últimos anos, principalmente a partir da Psicologia Educativa, vêm contribuindo para o desenvolvimento da psicopedagogia que está se firmando como uma área do conhecimento extremamente importante na melhora da qualidade de vida das pessoas, especificamente nas que sofrem de dificuldades de aprendizagem. | |
Orientação Educacional e Intervenção Psicopedagógica Autor(a): ISABEL SOLE Editora: Artmed Sinopse: A criação de serviços psicopedagógicos, a presença nos centros educativos de profissionais que exercem a atividade de psicopedagogos têm provocado inúmeros debates e polêmicas em praticamente todas as suas dimensões - no que se refere à estrutura, à organização e à localização dos recursos; à formação mais adequada de profissionais; aos modelos de intervenção, às tarefas prioritárias, às estratégias que permitem uma intervenção eficaz, etc. Embora a maioria desses pontos permaneça em aberto, este livro oferece um conjunto de respostas coerentes que justifica o entendimento da intervenção psicopedagógica, suas hipóteses teóricas e sua concretização prática. | |
Piaget e a Intervenção Psicopedagógica Autor(a): MARIA LUIZA ANDREOZZI DA COSTA Editora: Olho D´Água Sinopse: Professora doutora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade católica de São Paulo (PUCSP); leciona no curso regular de Pedagogia e no de especialização em Psicopedagogia. Desenvolve pesquisa e orientação de monografias no Departamento de Fundamentos da Educação da PUCSP sobre o movimento da inteligência ancorado no movimento do desejo. É psicanalista, com trabalho em consultório. | |
Psicopedagogia Institucional aplicada Autor: ELOISA QUADROS FAGALI / ZELIA DEL RIO DO VALE Editora: VOZES | |
TEM MAIS........ | |
Ação psicopedagógica na sala de aula: uma questão de inclusão Autor: Márcia Ferreira Editora: Paulus Editora Sinopse: Este livro tem como objetivo ajudar um professor a construir um olhar mais informado e solidário a respeito do aluno e das suas condições para aprender. A autora norteia o livro e as diversas atividades que propõe em torno de seis pontos fundamentais que se integram; desenvolvimento intelectual, desenvolvimento afetivo, desenvolvimento da linguagem, desenvolvimento social, desenvolvimento escolar e desenvolvimento neurossensório-motor. | |
Autor: Nádia Bossa Editora: Artmed Sinopse: A atuação do psicopedagogo tem sempre como objetivo promover a aprendizagem. Os procedimentos básicos da ação psicopedagógica são abordadas neste livro, do ponto de vista da prática, enfatizando o como e por que fazer, na Clínica e na Escola. | |
Autor: JORGE VISCA Editora:Nova Fronteira Sinopse: Este Livro e Formado Pela Reuniao de Seis Artigos que Enfocam Diferentes Aspectos da Psicopedagogia Segundo a Linha Teorica do Prof. Jorge Visca. | |
Psicopedagogia Um Enfoque Sistematico Autor: Elizabeth Polity Editora: EMPORIO DO LIVRO Sinopse: Virginia Satir, uma das pioneiras no campo da terapia familiar, custuma dizer que as grandes dores que aflingem um membro famíliar são dores irradiadas, que cada um e toda família sofre. A Psicopedagogia, investida de um olhar sistêmico, permite uma abordagem familiar da situação, tirando o foco do sujeito e o redistribuindo por todos os membros da família. | |
Autor: Evelise Maria Labatut Portilho Editora: WAK Sinopse: Aprender hoje é diferente. As exigências são outras. Atualmente, ter um diploma é apenas um pré-requisito para o mercado de trabalho, o que demonstra que a aprendizagem é um processo que deve estar vivo ao longo da vida, acontecer sempre, em qualquer lugar e com qualquer pessoa.Este livro parte da análise de diferentes conceitos de aprendizagem na perspectiva de estudiosos da área, relacionando suas pesquisas com a ação do(da) professor(a) em sala de aula. | |
Psicopedagogia Em Busca De Uma Fundamentação Teórica Autora: Maria Cecilia Almeida E Silva Editora: NOVA FRONTEIRA Sinopse: Este livro conceitua e estuda o objeto de análise da psicopedagogia: o ser cognoscente. Discute suas dimensões, suas articulações e sua organização própria, chegando a uma definição conceitual da psicopedagogia. | |
Didática Da Matemática Reflexões Psicopedagógicas Autora: Delia Lerner Editora: ARTMED - BOOKMAN | |
Autora: TEREZINHA N. CARRAHER Editora: Vozes Sinopse: O autor demonstra o modo próprio de pensar da criança e sua relevância para a educação. Discute o modo tradicional de ensino como transmissão de conteúdos. Neste livro a abordagem à educação não é propor soluções para os professores. O Aprender Pensando pretende sugerir ao professor que Ensine Pensando e não repetindo mecanicamente os passos de um determinado método de ensino. Entender o ponto de vista da criança para saber que questões podem levá-la a novas descobertas, propor - esta é a essência do ensinar e do aprender pensando. | |
De Piaget a Freud: Para Repensar as Aprendizagens Autor: LEANDRO DE LAJONQUIERE Editora: Vozes Sinopse: Este Estudo Quer Repensar os Métodos Tradicionais de Abordagem Destes Problemas, que Focalizam ora o "potencial Intelectual", ora o "desejo Inconsciente", Propondo uma Nova Visão, Tendo Como Ponto de Partida a Junção Dinâmica Daqueles Métodos. | |
Autor: DENIS BELLANO & JEAN-MARIE DOLLE Editora: Vozes Sinopse: Chegou a Hora de dar as Crianças "diferentes" um Tratamento Diferente a fim de que Elas se Tornem Iguais a Todas as Crianças. | |
Psicopedagogia da Língua Oral: um Enfoque Comunicativo Autor: Maria José Del Rio Editora: Artmed Sinopse: Psicopedagogia da Língua Oral apresenta uma abordagem nova, interativa e funcional no ensino da língua oral. As idéias e sugestões aqui abordadas visam a facilitar o processo de ensino- aprendizagem da língua oral com todos os tipos de aluno, inclusive aqueles que apresentam dificuldades gerais ou específicas na área. Psicopedagogia da Língua Oral é uma fonte de informações objetiva e útil no planejamento dos currículos básicos ou no preparo de aulas, trazendo consigo as orientações mais atuais em educação. | |
PSICOPEDAGOGIA EM PSICODRAMA MORANDO NO BRINCAR Autor: ALICIA FERNANDEZ Editora: VOZES | |
PSICOPEDAGOGIA: O CARATER INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇAO E ATUAÇAO. Autor: BEATRIZ JUDITH LIMA SCOZ Editora: ARTMED | |
Psicopedagogia: contribuições para a educação pós-moderna | |
Psicopedagogia - trabalhando competências, criando habilidades Autor: João Beauclair Editora: WAK EDITORA Sinopse: Todo especialista possui o chamado "olho clínico", visto que os não familiarizados com o assunto deixam passar importantes detalhes. Assim deve ser o olhar do psicopedagogo, para enxergar os potenciais do aprendente, em prol de aprendizagens significativas e efetivas. Este livro de João Beauclair - que inicia a Coleção "Olhar Psicopedagógico"- com conteúdos enriquecedores nos remete ao mundo da Poesia, Filosofia, Psicanálise e da Espiritualidade. Fazendo uso de metáforas, o autor mostra o campo de atuação do psicopedagogo, apresentando uma proposta de construção de habilidades e competências necessárias para um aprendizado permanente, que pode contribuir para a formação do profissional de Psicopedagogia e sua inserção fundamental nos processos educacionais, clínicos e institucionais. Ao buscar equilibrar-se nos fios do conhecimento, o psicopedagogo pode conseguir ampliar o seu olhar, alargar os seus horizontes, fazendo com esses fios, a grande rede de suas ações, intervenções e produções de sua autoria de pensamento. "Um livro com linguagem clara e acessível, que nos prende a atenção, desde a primeira página... Recomendo a sua leitura a todos aqueles que, sendo ou não psicopedagogos, se preocupem com o estudo do pensamento e com uma construção teórica que fundamenta a sua prática". Maria Irene Maluf vice-presidente da Associação Brasileira de psicopedagogia - ABPp | |
Psicopedagogia Um Portal Para A Insercao Social Autora: Silvia Amaral Editora: VOZES Este livro - precioso compêndio do VI Congresso Brasileiro de Psicopedagogia - reúne trabalhos de alto nível e grande significado para a reflexão sobre questões ligadas à aprendizagem, trabalhos feitos por parceiros importantes na criação do caminho pelo qual avança o ensino no Brasil. Nele os estudiosos da Educação vão encontrar subsídios numerosos e qualificados para se orientar no universo da Psicopedagogia, seja através da competência e maestria dos conferencistas, seja no conteúdo científico dos trabalhos apresentados. | |
Psicomotricidade: Educação e Reeducação Enfoque Psicopedagógico Autor: GISLENE DE CAMPOS OLIVEIRA Editora: VOZES A psicomotricidade tem o caráter de prevenção, reeducação e terapêutica. Neste contexto, o livro divulga o resultado de pesquisas e estudos realizados nos últimos anos com o intuito de contribuir para a compreensão e análise das principais dificuldades de aprendizagem encontradas em sala de aula. Destina-se o livro a profissionais que atuam com crianças em idade escolar. | |
Avaliacao Psicomotora A Luz Da Psicol.E Da Psicopedagogia Autor: GISLENE DE CAMPOS OLIVEIRA Editora: VOZES Sinopse: Este livro tem o compromisso de auxiliar professores, psicomotricistas, psicopedagogos, psicólogos e estudantes que trabalham com crianças com dificuldades de aprendizagem provenientes de alguma falha psicomotora. É imprescindível que se possa detectar quais são as habilidades que estão em desacordo com a idade cronológica da criança para melhor planejar a atuação profissional. Este livro é um importante instrumento para detectar e medir a potencialidade e dificuldades psicomotoras de crianças de até 12 anos de idade. | |
Imagem não disponível | PSICOPEDAGOGIA E PSICOMOTRICIDADE PONTOS DE INTERSECÇÃO NAS DIF. DE APRENDIZAGEM Autor: AUREDITE CARDOSO COSTA Editora: VOZES |
Manual de Dificuldades de Aprendizagem Autor(a): JESUS-NICASIO GARCIA SANCHEZ Editora: Artmed | |
Viver Plenamente: Convivendo com as Dificuldades de Aprendizagem Autor(a): KENN JUPP Editora: Papirus Sinopse: Embora o livro seja dirigido sobretudo a pais e professores que têm contato com crianças e adultos com dificuldades de aprendizagem, a filosofia da inclusão, na qual se baseia, pode ser aplicada à vida em sociedade em sentido amplo. Kenn Jupp defende que, na maioria das vezes, o verdadeiro fator incapacitante não são as dificuldades pessoais de aprendizagem, mas a percepção que os outros têm delas. Independentemente de quem somos, todos merecemos ter uma vida plena. Enfim, o livro nos traz uma magnífica lição de vida, válida para todos e fundamental para o desenvolvimento dos valores humanos. | |
Dificuldades na Aprendizagem da Leitura: Teoria e Prática Autor(a): TEREZINHA NUNES LAIR BUARQUE PETER BRYANT Editora: Cortez Sinopse: Ao mandar seus filhos para a escola, os pais tem uma expectativa clara: meu filho vai aprender a ler. No entanto, uma percentagem significativa de crianças não aprende a ler, contrariando o esperado. As razões para essa decepção pode ser as mais variadas. Uma delas é que a criança pode ter uma dificuldade específica de aprendizagem de leiura. Essa dificuldade específica tem o nome de dislexia. As causas da dislexia ainda são controvertidas, mas já existem algumas direções claras para o atendimento das crianças com dificuldade de aprendizagem. Terezinha Nunes, Lair Levi Buarque e Peter Bryant analisam nessa monografia as controvérsias que cercam o conceito e dislexia e algumas das medidas que podem ajudar a preparar criança para a aprendizagem da leitura. Dificuldades na aprendizagem da leitura analisa não apenas o desempenho das crianças com dificuldades acentuadas de aprendizagem, mas vários aspectos da tarefa de aprender a ler e escrever que podem constituir obstáculos para todo aprendiz." | |
Dificuldade de Aprendizagem na Alfabetização Autor(a): M.DAS GRACAS CASTRO SENA, MARIA DE FATIMA CARDOSO GOMES Editora: Autêntica Sinopse: Este livro destina-se a professores, pais, alunos e educadores em geral, pois discute o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de alunos que estão em fase de aquisição dessas habilidades e as dificuldades advindas desse processo. Dificuldades escolares, familiares e pessoais que se articulam formando uma rede que leva os aprendizes ao sucesso e/ou ao fracasso na leitura e na escrita. | |
Introdução às Dificuldades de Aprendizagem Autor(a): VITOR DA FONSECA Editora: Artmed Sinopse: O livro analisa a dificuldade no aprendizado de crianças com inteligência comportamentos motores e sociais normais. Integrando conceitos pedagógicos, psicológicos e médicos, apresenta soluções para o aprendizado adequado. | |
Diagnóstico de Distúrbios de Aprendizagem Autor(a): BRUCE F. PENNINGTON Editora: Thomson Learning Sinopse: Em um único volume, de fácil compreensão, o livro traz informações sobre os distúrbios de aprendizagem do ponto de vista de várias disciplinas: Educação, Neuropsicologia, Psicologia Cognitiva e o Psiquiatria Infantil. Embasado nas últimas pesquisas sobre o assunto, o autor do livro, Bruce F. Pennington, apresenta o diagnóstico e tratamento de distúrbios de aprendizagem. Na primeira parte, o livro de Pennington fornece ao leitor o background necessário para entender os capítulos subseqüentes e traça a relação entre sintomas, histórico da criança, observações comportamentais e diagnóstico. Na segunda parte, são enfocados cada um dos distúrbios de aprendizagem, incluindo dislexia, desordens de linguagem, autismo, etc. | |
Tratamento de distúrbios da aprendizagem Autor: Valett, Robert E.; Oliveira Neto, Leopoldo Antonio De Editora: Epu Sinopse: Esse livro foi elaborado com o intuito de auxiliar o profissional que lida com aprendizagem na identificação dos distúrbios que a comprometem. Essa identificação é possível através da observação de uma tarefa desempenhada pelo aluno. | |
Distúrbios de Leitura e Escrita Autor(a): MARIA THEREZA MAZORRA DOS SANTOS - ANA LUIZA G. P. NAVAS Editora: Manole Sinopse: Este livro nos desvela a necessidade de conhecermos os processos subjacentes aos desenvolvimentos que se manifestam na comunicação humana, sobretudo no comunicar-se por meio da escrita. Podemos também contar com a descrição de objetivos, estratégias e materiais de estimulação auditiva direcionado para as questões da leitura e da escrita. | |
Distúrbios de aprendizagem: a equoterapia na otimização do ambiente terapêutico Autor(a): MYLENA MEDEIROS Editora: Revinter Sinopse: A equoterapia tem despertado grande interesse dos profissionais que atuam no tratamento dos distúrbios da aprendizagem, por conseguir, em sua essência, atingir o ser humano em sua totalidade, considerando os aspectos emocionais, cognitivos, e motores, sendo este ponto primordial e diferencial das abordagens terapêuticas tradicionais. O ambiente natural e a interação com o animal, geram uma relação terapêutica prazerosa, que certamente, resultará em motivação, desejo e autoconfiança; o que facilitará o precesso terapêutico. Todo o aprendizado, seja motor ou cognitivo, leva a mudanças no comportamento. O paciente, quando descobre as suas potencialidades, torna-se mais seguro e independente, e, em resposta, apresenta melhora no desempenho das atividades da vida diária escolar, e, também, em sua relação com a família e amigos, tornando-se, assim, um ser social feliz e realizado. | |
Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita - Questões clínicas e educacionais Autor: Zorzi, Jaime Luiz Editora: Artmed Sinopse: Jaime Zorzi, fonoaudiólogo e Doutor em Educação pela UNICAMP, apresenta neste livro suas reflexões e propostas sobre como lidar com as dificuldades na aquisição da linguagem escrita a partir de um enfoque que vai além da clínica, incluindo uma visão social e educacional, que busca compreender por que um número tão grande de crianças não consegue ter acesso pleno a essa aprendizagem. Seriam todas essas crianças portadoras de distúrbios de aprendizagem, configurando uma espécie de epidemia, ou estaria a maioria delas sofrendo as conseqüências de métodos e propostas que não estão dando conta de atingir seus objetivos? | |
Distúrbios da Aprendizagem: uma Abordagem Psicopedagógica Autor(a):ANTONIO MANUEL PAMPLONA MORAIS Editora: EDICON Sinopse: Iniciando sua abordagem pela definição da leitura e da escrita, analisa subseqüentemente, as causas das dificuldades de aprendizagem – ausência de estimulação das habilidades básicas necessárias à alfabetização, métodos de ensino, fatores maturacionais e emocionais, dislexia – e os distúrbios específicos da leitura e escrita, os quais são ilustrados com casos clínicos. | |
Distúrbios da Aprendizagem Autor(a): RUTH CARIBE DA ROCHA DROUET Editora: Ática Sinopse: O livro desenvolve todos os tipos de distúrbios que costumam afetar uma parte dos alunos das nossas escolas, discutindo também as causas. | |
Processos e Distúrbios na Aquisição da Linguagem Autor(a): ROBIN S. CHAPMAN Editora: Ática Sinopse: Processos e Distúrbios na Aquisição da Linguagem, de Robin S. Chapman, ilustra novas abordagens para estudar-se a aquisição infantil da linguagem, focalizando a explicação da performance, bem como os fatores não-lingüísticos que influenciam o que as crianças compreendem e dizem: os papéis interativos do conhecimento do mundo, contexto situacional, objetivos na comunicação, conhecimento pessoal, afeto, tópico, história conversacional e as restrições biológicas. Os capítulos iniciais tratam de como são modelados os processos de escuta e fala; e nas seções subseqüentes, organizadas ao redor dos domínios lingüísticas específicos da fonologia, da semântica, sintaxe e pragmática, são considerados a aquisição e os meios pelos quais as estruturas do conhecimento de um domínio podem interagir com outros domínios lingüísticas e não-lingüísticos na comunicação das crianças, sendo observadas evidências tanto do desenvolvimento da linguagem como dos seus distúrbios. Este livro oferece aos estudantes das ciências cognitivas e de comunicação uma oportunidade de acompanhar os pesquisadores na colocação e na resolução de questões levantadas por uma abordagem processual da aquisição de linguagem infantil. | |
Menino ou Menina? Os Distúrbios da Diferenciação do Sexo Autor(a): GIL GUERRA JUNIOR ANDREIA TREVAS MACIEL GUERRA Editora: Manole Sinopse: Os distúrbios que afetam a determinação e a diferenciação do sexo envolvem, além de diversas questões médicas complexas e urgentes, problemas psicológicos extremamente sérios. Esses distúrbios podem se manifestar já ao nascimento, sob a forma de ambigüidade dos genitais externos, ou ainda, a partir da adolescência, sob a forma de atraso puberal ou de características puberais discordantes em relação ao sexo social do indivíduo.Além do grande impacto psciológico para as famílias e, também, certamente, para os próprios pacientes na dependência de sua faixa etária, há ainda repercussões na esfera social, uma vez que os problemas que afetam a diferenciação sexual ainda estão cercados de preconceitos. Lidar com esses problemas exige muita sensibilidade, de modo que não exista confusão ao longo do tempo a respeto da identificação sexual da criança. A experiência adiquirida nos últimos dez anos pelo Grupo Inter-disciplinar de Estudos da Determinação e Diferenciação do sexo (GIEDDS) da Universidade Estadual de Campinas (unicamp) no atendimento de mais de 300 casos permitiu a elaboração deste livro ímpar. Ele tem o objetivo de orientar a realização de um diagnóstico preciso da origem desses distúrbios, permitindo a correta definição do sexo, o aconselhamento genético da família, o estabelecimento de um prognóstico quanto ao desenvolvimento de caracteres sexuais secundários espontâneos, ao risco de malignização gonadal e à fertilidade futura, e a adoção de diversas medidas terapêuticas, incluindo a indicação da época e do tipo de correção cirúrgica reconstrutiva da genitália externa. | |
Distúrbios Neurológicos Adquiridos: Linguagem e Cognição Autor(a): KARIN ZAZO ORTIZ Editora: Manole Sinopse: Aborda o estudo do cérebro e sua relação com a linguagem, em que se destacam a importância e a ativação de várias áreas cerebrais no processamento da linguagem; discute a relação entre as diversas áreas corticais e subcorticais com o processamento da compreensão e da expressão e da expressão lingüística na comunicação humana. Aborda, ainda, a relação entre linguagem e cognição. Nesta obra, são ainda fornecidos conhecimentos, quanto à identificação e terapia de distúrbios da linguagem decorrentes de acidente vascular cerebral, traumatismo craniencefálico e demências, sendo abordadas as possibilidades na avaliação e intervenção fonoaudiológicas nas afasias, dislexias e agrafias adquiridas. Este livro destina-se a todos os estudiosos da linguagem normal e seus distúrbios, uma vez que apresenta temas de grande relevância para ampliar o conhecimento não só dos fonoaudiólogos que atuam nos distúrbios de linguagem adquiridos por lesão cerebral, mas também de profissionais, audiologistas, psicólogos, psicopedagogos, neurologistas, psiquiatras, pediatras e outros estudiosos da linguagem e das funções mentais superiores. | |
O Diálogo Entre o Ensino e a Aprendizagem Autor(a): TELMA WEISZ Editora: Ática Sinopse: Analisando experiências de professores, a Autora demonstra que ensino e aprendizagem são processos distintos que precisam ser articulados para que a ação do professor impulsione o aprendizado do aluno. | |
Fracasso escolar - um olhar psicopedagógico Editora: Artmed Autor: Nádia Bossa Sinopse: Este novo livro de Nadia Bossa apresenta um estudo profundo, apoiado em uma prática clínica de 20 anos, sobre o sintoma escolar considerado em sua dimensão social e em sua singularidade. O leitor encontrará subsídios teóricos com interfaces no âmbito social e cultural, fundamentados na psicopatologia e na psicodinâmica atuais e em uma reflexão instigante sobre o papel da escola nesse fenômeno, descritos de forma muita clara. Trata-se de uma referência única sobre as dificuldades de aprendizagem escolar, incluindo os transtornos de déficit de atenção, os transtornos de leitura e de escrita, a dislexia, os transtornos de conduta, entre outros problemas específicos que levam ao Fracasso Escolar. | |
Problemas na Escola: uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem Autor(a): ALLISON BOESEL DUNN, KATHRYN BOESEL DUNN Editora: Artmed Sinopse: Esta é a história da descoberta feita por uma família sobre o que são as dificuldades de aprendizagem, como elas aparecem e interferem na vida das crianças e suas famílias desde as primeiras séries escolares. Embora as dificuldades de aprendizagem sejam comuns, para cada criança e família elas são uma experiência pessoal e perturbadora, principalmente se acompanhadas de dificuldade de entendimento da situação. Este livro é o resultado da experiência real de Allison e sua família, e conta como se apresentavam as dificuldades de aprender que a impediam de gostar da escola, bem como os passos do processo de diagnóstico necessário para saber ao certo o que se passava com ela e como resolver o problema. Descreve, então, o acompanhamento recebido, passando por todas as dúvidas, ansiedades e estresse enfrentados. | |
A Aprendizagem da Abstracção: Métodos para um Maior Sucesso Escolar Autor(a): Editora: Instituto Piaget Sinopse:Numerosas investigações recentes vêm confirmar algo que já havia sido constatado na prática: a elevada taxa de insucesso escolar fica a dever-se mais à ausência de uma pedagogia adequada do que a incapacidades de natureza intelectual. O funcionamento mental do sujeito da aprendizagem - o aluno - não pode continuar a ser ocultado ou entendido com mero automatismo. Deve sim, ser exercitado. O estudo das dificuldades escolares e as sugestões metodológicas contidas nesta obra pretendem contribuir para a criação de uma pedagogia de sucesso que assegure o desenvolvimento das estruturas intelectuais do aluno, possibilitando-lhe uma contrução de saberes dinâmicas, consciente e orientada para o futuro. | |
Autor(a): VÁRIOS Editora: Vozes Sinopse:Reunião de textos produzidos por professores e psicólogos do grupo de estudo e pesquisa em psicopedagogia da Unicamp. | |
Vygotsky e a Aprendizagem Escolar Autor(a): RICARDO BAQUEIRO Editora: A redescoberta que a Psicologia Cognitiva vem fazendo ultimamente da obra de Vygotsky (l 896-1934) tem se convertido, sem dúvida a, em uma das bases dessa disciplina. Esse caminho de enriquecimento tem produzido resultados frutíferos, entre eles a nova maneira de entender os processos mentais e sua relação com a cultura, bem como sua aplicação prática, a qual tem sido muito útil entre os profissionais da educação. Nesta obra de Ricardo Baquero, professor de Psicologia Genética e Educação dá Universidade de Buenos Aires e investigador da Universidad Nacional del Centro de Ia Provincia de Buenos Aires, são apresentados os conceitos da teoria vygotskiana, Um aspecto singularmente novo deste livro se refere difere ressonâncias que a obra vygotskiana tem produzido no panorama da teoria educacional. | |
Origem do Conhecimento e a Aprendizagem Escolar Autor(a): FERNANDO BECKER Editora: Artmed Sinopse: O leitor encontrará nesta obra uma apresentação séria e precisa de conceitos essenciais do construtivismo piagetiano. Uma virtude notável desse livro é o fato de diversos capítulos apresentarem conceitos centrais que, por terem sido elaborados na última fase da obra de Piaget, em geral permanecem desconhecidos daqueles que não são especialistas em Epistemologia Genética. Logo, não se trata de mais um livro de divulgação da teoria piagetiana, mas sim de um texto que visa levar ao leitor temas cruciais dessa perspectiva, sem os quais a prática pedagógica construtivista corre o grande risco de permanecer incompleta e, portanto, falha. Comprometido com uma escola que emancipa, outra contribuição importante de Fernando Becker é seu alerta para o fato de que não basta dar a palavra aos alunos, é ainda necessário ajudá-los a empregá-la, pois do contrário a escola corre o risco de ser mera caixa de ressonância de discursos sociais que engessam a reflexão, que levam as pessoas a falar sem nada realmente dizer. | |
O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem Autor(a): TELMA WEISZ Editora: Ática Sinopse: Analisando experiências de professores, a Autora demonstra que ensino e aprendizagem são processos distintos que precisam ser articulados para que a ação do professor impulsione o aprendizado do aluno. | |
Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento Autor: Cesar Caoll Editora: Artmed Sinopse: É uma coletânea de artigos publicados em revistas espanholas de psicologia e ciências da educação. Nela estão presentes debates teóricos e metodológicos sobre questões atuais como: aprendizagem, conflito sociocognitivo, intervenção didática e currículo escolar. O fio condutor é a problemática da aprendizagem escolar vista da perspectiva construtivista. De diferentes pontos de vista uns teóricos e outros empíricos -, o autor aprofunda a idéia de que a aprendizagem escolar supõe, necessariamente, a construção de significados relativos ao conteúdo da mesma por parte do aluno. Deste modo, a aprendizagem escolar aparece como o resultado de uma interação entre três elementos: o aluno, que constrói os significados; os conteúdos de aprendizagem pelos quais o aluno constrói os significados; e o professor, que atua como mediador entre o conteúdo a aprender e o aluno. | |
Psicologia e Pedagogia: Bases Psicológicas da Aprendizagem Autora: Alexis Leontiev Editora: Centauro Sinopse: Os artigos deste livro abordam alguns princípios básicos da psicologia pedagógica e da pedagogia soviética, relativos aos problemas da comunicação, da relação desenvolvimento-aprendizagem, da divisão do trabalho etc. Os artigos foram escritos relacionados com as técnicas e teorias americanas do comportamento e constituem uma demonstração de um rigoroso espírito científico e também de um profundo empenho humanista. | |
Os Vínculos como Passaporte da Aprendizagem: Um encontro D´EUS Autora: Dulce Consuelo Ribeiro Soares Editora: Caravansarai LTDA. Sinopse: Este trabalho tem por objetivo a construção de uma ação vincular positiva do professor de primeira à oitava série do Ensino Fundamental facilitando o processo ensino – aprendizagem e buscar fundamentos teóricos para apoiar sua prática docente, em direção a uma postura diferenciada. Serão mostrados diversos pontos que necessitam ser frisados como de importância fundamental para auxiliar o professor, durante esse processo de mobilização. Também serão esclarecidas algumas atitudes do profissional que trabalha com o aluno, baseando-se em questões discutidas por Pichon Rivière e José Bleger até o discurso psicanalítico de Fernàndez e Borges, tentando com isso, aprofundar e pesquisar o movimento de construção necessário no professor de primeira à oitava série para uma atuação vincular positiva usando como mediador o conteúdo escolar. | |
O Ciclos de Aprendizagem: um Caminho para Combater o Fracasso Escolar Autor(a): PHILIPPE PERRENOUD Editora: Artmed Sinopse: Os ciclos de aprendizagem plurianuais estão sendo discutidos em inúmeros sistemas educacionais no mundo. A idéia de base é simples: substituir as etapas anuais de progressão por etapas de ao menos dois anos; fixar objetivos de aprendizagem para cada ciclo e capacitar os professores para orientar e facilitar os percursos de formação das crianças, como já fazem durante o ano letivo. Mas por que alterar profundamente a organização do trabalho escolar? Philippe Perrenoud explicita com consistência e clareza os fundamentos pedagógicos dessa inovação estrutural e os passos necessários para colocá-la em prática, afirmando que esse é o caminho para tornar a escola mais justa e eficaz. Esta obra também conta com a valiosa contribuição de Elba Siqueira de Sá Barreto e Eleny Mitrulis, professoras da Faculdade de Educação da USP, que contextualizam essa proposta na realidade brasileira, descrevendo sua trajetória e desafios. | |
Avaliação da Aprendizagem Escolar Autor: CIPRIANO CARLOS LUCKESI Editora: Cortez Sinopse: O presente livro destina-se a educadores, assim como a alunos dos cursos de Pedagogia, Licenciaturas e Formação do Magistério. Nele são encontrados estudos críticos sobre avaliação da aprendizagem escolar, assim como proposições no sentido de torná-la mais viável e construtiva. O tema da avaliação da aprendizagem escolar encontra, nestes textos, abordagens sociológicas, políticas e pedagógicas, numa tentaiva interdisciplinar de compreender a sua fenomenologia e de propor caminhos de ação. | |
Pesquisas Científicas: Planejamento para iniciantes Autor: Roberte Araújo Metring Editora: Juruá Sinopse: Alguns dos maiores problemas encontrados pelos acadêmicos, principalmente nos cursos de graduação, dizem respeito a organização das idéias para a elaboração de suas pesquisas, bem como a apresentação dos resultados para o público em geral e à comunidade científica em particular. Esta obra objetiva apresentar aos estudantes e pesquisadores os passos básicos da organização de um planejamento de pesquisa e as normas pelas quais os resultados devem ser apresentados à comunidade científica, no caso brasileiro as normas da ABNT. Trazendo exemplos e visando atingir todo público acadêmico, optou-se por uma linguagem menos rebuscada e coloquial, procurando conduzir o leitor a uma leitura fácil, útil e agradável. | |
Informática em Psicopedagogia Autor: Vera Barros de Oliveira Editora: Senac Sinopse:Coletânea de estudos de especialistas na área de psicopedagogia sobre a utilização da informática no processo educacional, em especial das crianças e dos adolescentes. | |
Estudos de Psicopedagogia Musical Autor(a): VIOLETA HEMSY DE GAINZA Editora: Summus Resumo: Em linguagem bastante simples e acessível, este texto demonstra uma excelente fundamentação teórica em nível de pedagogia, da psicologia e da música, fazendo-nos refletir e conhecer o alcance da pedagogia musical. | |
Os Jogos e o Lúdico na Aprendizagem Escolar Autor(a): LINO DE MACEDO, ANA LUCIA SICOLI PETTY, NORIMAR CHRISTE PASSOS Editora: Artmed Sinopse: Há 14 anos, os integrantes do Laboratório de Psicopedagogia (LaPp), do Instituto de Psicologia da USP, estudam e fazem pesquisas com jogos, visando contribuir para o professor aprender a utilizá-los como um importante instrumento em seu dia-a-dia. O trabalho com jogos aqui proposto permitirá criar e gerir situações de aprendizagem mais condizentes com a diversidade e a tornar realidade a tão necessária avaliação formativa, porque faz da observação e da regulação uma nova e melhor forma de se atribuir valor e promover as produções de cada criança. Trata-se de um subsídio ricamente ilustrado que, assim como o Aprender com jogos e situações-problema, título anterior, será de grande ajuda para a qualificação do cotidiano pedagógico. | |
Quatro cores senha e dominó: oficinas de jogos em uma perspectiva construtivista e psicopedagogica Autor(a): Lino de Macedo, Ana Lúcia Sícoli Petty, Norimar Christe Passos Editora: Casa do Psicólogo Resumo: Os textos reunidos neste livro foram discutidos ou "praticados" nas muitas palestras, cursos ou oficinas que os autores e outros integrantes do Laboratório de Psicopedagogia (LaPp), do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, realizaram nos últimos cinco anos. Somos gratos a todos os participantes dessas atividades – crianças, professores, psicólogos, psicopedagogos e outros profissionais – por tudo o que nos ensinaram e por sua contribuição na melhoria dos textos e das propostas. Por isso, é para eles que oferecemos este livro. | |
Crianças com dificuldades de aprendizado: Jogos e atividades Autor: Major, Suzanne; Walsh, Mary Ann; Santos, Ebe Aparecida Affonso Editora: Manole Sinopse: Ensinar crianças com dificuldade de aprendizado requer por parte do professor uma investigação de como cada criança aprende, depois disso todos os tipos de atividades podem ser "trabalhados" de forma a ajudar a criança. Este livro inclui jogos e atividades para todos os níveis de aprendizado e aborda os seguintes assuntos; coordenação motora, percepção, memória e linguagem, entre outros. | |
O Brincar e a Criança do Nascimento aos Seis Anos Autor(a): VERA BARROS DE OLIVEIRA Editora: Vozes Sinopse: Seleção de textos sobre a importância da brincadeira para a criança, do nascimento ao seis anos de idade. As autores lembram que, nesta fase, a brincadeira é fundamental para desenvolvimento da personalidade do indivíduo. | |
Brinquedoteca: no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares Autor(a): ANTONIA CRISTINA PELUSO DE AZEVEDO Editora: Alínea Sinopse: Este livro procura demonstrar que as atividades lúdicas desenvolvidas no espaço privilegiado da Brinquedoteca Psicopedagógica são uma prática eficiente ao alcance dos educadores para a superação das dificuldades apresentadas e na reconstrução de vínculos saudáveis com a aprendizagem. | |
Oficina Criativa e Psicopedagogia Autora: Cristina Dias Allessandrini Editora: Casa do Psicólogo Sinopse:A autora combina de forma criativa e eficaz seu conhecimento de psicologia e arte-terapia, criando um trabalho novo e enriquecedor para as ambas as áreas. | |
Aprendizagem da Leitura e da Escrita a Partir de uma Perspectiva Construtivista Autor(a): ASCEN DIEZ DE ULZURRUM PAUSAS Editora: Artmed Sinopse: O propósito deste livro é favorecer, por parte dos alunos, a construção dos conhecimentos lingüísticos próprios da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. São oferecidas atividades seqüenciadas por modalidades de texto, com a intenção de serem suficientemente amplas e variadas para que todos os alunos e alunas possam participar delas. Também pretendem ser funcionais e significativas, com o objetivo de potencializar o trabalho cooperativo e facilitar que os alunos sintam-se protagonistas dos processos de ensino e aprendizagem. | |
Psicopedagogia da Línguagem Escrita Autor(a): ANA TEBEROSKY Editora: Vozes Sinopse: Traz uma Serie de Reflexoes Sobre o Processo de Aquisicao da Leitura e Escrita, Alem de Subsidios Enriquecedores Para o Educador que Pretende ir Alem dos Esquemas Tradicionais de Ensino. | |
Como Prevenir as Dificuldades na Expressão Escrita Editora: Artmed Autor: Mata, Francisco Salvador Sinopse: Como Prevenir as Dificuldades na Expressão Escrita' oferece aos pais e aos professores sugestões práticas para prevenir e corrigir as dificuldades encontradas por seus filhos ou seus alunos quando tentam pôr no papel seus pensamentos, seus desejos ou suas emoções. O autor descreve de forma muito clara e simples o processo da expressão escrita, isto é, as operações que se desenvolvem na mente de quem escreve um texto e dedica um espaço importante para a descrição das dificuldades que ocorrem neste processo. A partir dessa compreensão, apresenta programas, atividades e sugestões úteis aos educadores para prevenir e superar disfunções na aprendizagem da expressão escrita. | |
O Educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista Autor: TELMA PILEGGI VINHA Editora: Mercado das Letras Sinopse: Resultado de uma pesquisa realizada diretamente com professores, esta obra relata o conteúdo de um curso ministrado sobre o desenvolvimento da moralidade, apresenta as implicações pedagógicas decorrentes desses estudos e analisa as situações vivenciadas pelos educadores no cotidiano da escola, narrando as dificuldades comumente encontradas por eles ao trabalhar com essa questão. Sua proposta é auxiliar o educador não somente a compreender a criança com a qual está trabalhando, mas também a reformular sua atuação de modo a favorecer a conquista da autonomia infantil. | |
| A Formação do Símbolo na Criança Autor: JEAN PIAGET Editora: LTC Sinopse: Um livro de central significação na obra psicológica de Jean Piaget: aqui, como em nenhum outro lugar, a comunicação infantil é estudada em paridade com as suas grandes realidade espontâneas; os dados da afirmação da personalidade infantil se liberam de todas as peias e caminham livremente em busca de satisfação e sentido. A imaginação é o reino próprio da infância seu universo está povoado de uma liberdade que o adulto rotula para poder compreendê-lo, mas que, na verdade, tem um sentido biológico de equilíbrio vital. A gênese do universo infantil está muito próxima ao mistério das coisas vivas mas o seu mecanismo, tal como o estuda e o analisa Piaget, é uma das fontes mais profundas e mais convincentes das qualidades e defeitos que, mais tarde, explodem no mundo dos adultos. Piaget não se satisfaz com as explicações cumulativas ou mecânicas, tão-somente: o poder de simbolizar, que é das faculdades mais notáveis do homem, na criança tem função transitória. Sua formação é o objetivo deste livro que, à medida que desdobra as suas intuições e constatações, amplia-se para uma dimensão de obra única e insubstituível. |
Construção do Real na Criança Autor: JEAN PIAGET Editora: Ática Sinopse: Piaget mostra neste livro como o bebê transforma seu universo caótico em um mundo ordenado em que figuras, pessoas, tempo e espaço ganham sentido. Um mundo onde a criança começa a se situar como objeto específico. | |
O método clínico: usando os exames de Piaget Autor: Teresinha Nunes Carraher Editora: Cortez Editora Resumo: Observar é algo mais difícil do que se pensa. Em geral, tendemos a ver apenas aquilo em que acreditamos. Se achamos que uma criança é inteligente, vemos tudo o que ela faz como manifestações de sua inteligência. Se, num teste, ela comete erros que julgamos bobos, damos-lhe um desconto, achamos que ela não deve ter prestado atenção, que não estava motivada, que talvez estivesse preocupada com outras casas ou que talvez tenha entendido o problema de um modo diferente. (...) Aprender a observar em psicologia constitui um esforço enorme para a maioria das pessoas porque é necessário que tentemos abandonar nossa perspectiva particular, o nosso modo de ver as ciosas. Até aqui concordam muitos psicólogos. Entretanto, se não podemos descrever as casas de nosso ponto de vista, como devemos descrevê-las. (...) Para estudarmos os pensamentos, intenções e valores precisamos encontrar o significado do que o sujeito faz e diz. Mas não importa apenas o significado isolado de suas palavras, esclarecido a luz de dicionários da língua do sujeito, ou o significado de frases isoladas; interessa descobrir sua perspectiva de mundo, seu modo de operar no mundo, os significados que ele atribui as coisas. Estas não são observações diretas que fazemos de nossos sujeitos, mas observações refletidas que fazemos sobre nossos sujeitos São estas que servem de base A compreensão da teoria de Piaget | |
Epistemologia Genética Autora: Jean Piaget Editora: Martins Fontes Sinopse: Piaget, em sua teoria, nos mostra como acontece o desenvolvimento cognitivo, ou seja, o desenvolvimento do pensamento na criança. Descreve desde os estágios iniciais até a formalização do conhecimento, na adolescência | |
Nascimento da Inteligência na Criança Autora: Jean Piaget Editora: LTC Sinopse: Neste livro, Jean Piaget estuda a formação dos esquemas sensório-motores e o mecanismo de assimilação mental, a partir da descoberta da existência de uma continuidade entre o sensório-motor e o representativo, afirmando e demonstrando que tudo o que o sensório-motor constrói é reconstituído pela sua representação nascente, antes de superar oa limites que lhe servem de infra-estrutura. | |
Juizo Moral na Criança Autora: Jean Piaget Editora: LTC Sinopse: Obra pioneira de um dos maiores pensadores do século. A partir de entrevistas com crianças, o autor analisa as regras do jogo social e a formação das representações infantis: os deveres morais e as idéias sobre mentira e justiça entre outras. Fundamentalmente para psicólogos e educadores. | |
O Estruturalismo Autora: Jean Piaget Editora: Difel | |
Representação do Mundo na Criança, A Autor(a): Jean Piaget Editora: Idéias & Letras Sinopse: O problema cujo estudo nos propomos a fazer é um dos mais importantes, porém, um dos mais difíceis da psicologia da criança: quais são as representações do mundo criadas espontaneamente pelas crianças ao longo dos diferentes estágios de seu desenvolvimento intelectual? (...) Quais os planos de realidade em que se move esse pensamento? Em outras palavras, tem a criança, como nós, a crença num mundo real, e distingue ela essa crença das diversas ficções de sua brincadeira ou sua imaginação? Nascido de vários anos de pesquisa clínica e teórica, A representação do Mundo da Criança estuda a maneira pela qual a criança distingue o mundo exterior de um mundo interno ou subjetivo, e que corte ela estabelece entre o eu e a realidade subjetiva. | |
Seis Estudos de Psicologia Autor(a): Jean Piaget Editora: Forense Universitária Sinopse: As pesquisas psicológicas de Jean Piaget visam não somente a conhecer a própria criança e a aperfeiçoar os métodos pedagógicos e educativos, mas também a compreender o homem. Este livro, composto de artigos e conferências do mestre genebrino, propõe-se a ser uma introdução à obra de Piaget. Na primeira parte apresenta a síntese das descobertas de Piaget no campo da Psicologia da criança, demonstrando como se verifica o seu desenvolvimento mental. Na segunda parte são abordados problemas centrais do pensamento, da linguagem e da afetividade na criança, através de numerosos exemplos e estudos de casos. Obra indicada para professores, psicólogos, pedagogos e demais profissionais da área de educação. | |
A Linguagem e o Pensamento da Criança Autor(a): Jean Piaget Editora: Martins Fontes | |
A Psicologia da Criança Autor(a): B. INHELDER / JEAN PIAGET Editora: Difel Sinopse: A Psicologia da Criança estuda o desenvolvimento mental ou, o que vem a dar no mesmo, o desenvolvimento das condutas (isto é, dos comportamentos, incluindo a consciência) até a fase de transição constituída pela adolescência, que marca a inserção do indivíduo na sociedade adulta. | |
Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente Autor(a): B. INHELDER / JEAN PIAGET Editora: Thomson Learning Sinopse: O duplo título da obra não corresponde simplesmente a um novo modo de colaboração entre os autores ou a um desejo de distinguir as respectivas contribuições à obra comum - refere-se, isto sim, à dualidade das tarefas a que se propuseram. | |
Psicologia e Pedagogia Autor(a): JEAN PIAGET Editora: Forense Universitária Sinopse: Tudo o que julgamos saber sobre a inteligência, sua origem, gênese, fases diferentes do desenvolvimento, Jean Piaget focaliza num trabalho que é o resultado de 40 anos de pesquisas. Em "Psicologia e Pedagogia", o Autor estuda o problema dos novos métodos psicológicos aplicados à Pedagogia. Jean Piaget, ao mesmo tempo em que demonstra as falhas da Pedagogia tradicional, excessivamente empírica, e retraça a história das tentativas mais importantes que vêm sendo feitas neste campo há mais de meio século, dá uma resposta pessoal - e que certamente causará grande impacto - à permanente crise do ensino. | |
Psicologia e Pedagogia Autor(a): ADRIAN OSCAR DONGO MONTOYA Editora: UNESP Sinopse: A finalidade desta obra é estabelecer as relações entre a representação imagética, ou imagem mental (IM), e a construção do conhecimento na criança, ou seja, o papel da imagem mental na formação do conhecimento do mundo real, segundo a Psicologia e Epistemologia genética de Jean Piaget. A partir do percurso detalhado de toda a ampla e fecunda obra de Piaget, o autor contribui efetivamente ao expor, integral e ordenadamente, os fundamentos dos trabalhos que tem realizado, como pesquisas de diagnóstico e intervenção, com crianças marginalizadas, abrindo uma nova perspectiva para a reeducação de crianças com graves deficiências na formação das estruturas operatórias elementares, devido ao comprometimento no nível do pensamento representativo. Este livro interessa tanto do ponto de vista teórico como por suas implicações na prática psicopedagógica. | |
Cérebro Esquerdo, Cérebro Direito Autor(a): Editora: Já considerado um clássico no estudo das potencialidades cerebrais. Em uma edição atualizada, os autores apresentam as descobertas básicas na área da assimetria cerebral, procurando separar os fatos comprovados daquilo que é mera especulação. Escrito para um público amplo, apresenta conclusões científicas de forma clara para o leigo, sem comprometer a precisão e a complexidade dos tópicos analisados. | |
Temas Multidisciplinares de Neuropsicologia e Aprendizagem Autor(a): LUIZA ELENA LEITE RIBEIRO DO VALLE FERNANDO CESAR CAPOVILLA Editora: Este livro trata de assuntos indispensáveis, envolvendo desde a infância e adolescência até a idade adulta e o idoso. Ele começa com estudos que discutem a alfabetização infantil e apontam soluções necessárias para mudar a triste realidade da educação brasileira e suas conseqüências, enquanto, no capítulo seguinte, é reclamada a urgência de mudanças, conclamando um movimento de tolerância zero para uma situação real e tocante desse que é um dos problemas mais trágicos do Brasil, entre os piores do mundo! Esses textos solicitam uma ação, proposta nesse encontro de estudos: não mais uma constatação passiva, mas um desejo de intervir que mobiliza aqueles que estão conscientes do lamentável desfecho que os dados de pesquisas apontam para o futuro de nossas crianças. Assim, este livro tornou-se um mensageiro de esperanças; ele acompanha um manifesto assinado por estudiosos interessados e atuantes, que procuram por autoridades que se sensibilizem com a frieza dos dados científicos. | |
Neuropsicologia & Aprendizagem: para Viver Melhor Autor(a): LUIZA ELENA LEITE RIBEIRO DO VALLE Editora: Os estudos reunidos neste livro têm, por objetivo, proporcionar ao profissional da área da saúde e da educação as bases teóricas e práticas da neuropsicologia, necessárias ao melhor aproveitamento de suas atividades, promovendo uma visão biopsicossocial do homem. | |
Neuropsicologia e Aprendizagem: uma Abordagem Multidisciplinar Autor(a): FERNANDO CESAR CAPOVILLA Editora: Memnon Sinopse: O amplo escopo deste livro abarca da criança ao idoso, da escola à clínica, de filósofias educacionais a modelos téoricos e recursos tecnológicos, e aborda temas de importância capital à Neuropsicologia como: pesquisa e desenvolvimento de instrumentos de triagem e avaliação psicométrica para detecção precoce e de diagnóstico diferencial neuropsicológico, além de procedimentos da intervenção para prevenção e reabilitação. | |
Manual de Neuropsicologia Autor(a): PH. DUIZABO J. BARBIZET Editora: Neuropsicologia é a especialidade que avalia e trata indivíduos com problemas emocionais, comportamentais ou cognitivos decorrentes de doenças ou lesões no cérebro. Traz questões como: O que é avaliação neuropsicológica, quais são as principais funções avaliadas, quando uma avaliação neuropsicológica pode ser recomendada... | |
| No Mundo da Lua Autor: PAULO MATTOS Editora: Lemos Editorial Sinopse: "Fulano vive no mundo da Lua". A frase é utilizada com freqüência quando se quer definir alguém que parece estar pensando em outra coisa enquanto está estudando, trabalhando e em várias outras situações do cotidiano. Muitas vezes, pessoas desatentas são também impulsivas, trocam a toda hora de idéia e dificilmente levam até o fim as tarefas iniciadas. Na verdade, elas sofrem de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade/Impulsividade (abreviado como TDAH, em português, ou ADHD, em inglês. Muitas vezes passam anos, ou até mesmo a vida inteira, sem saber que têm o distúrbio. Foi pensando nestas pessoas (que podem ser crianças, adolescentes e adultos) que o psiquiatra Paulo Mattos escreveu "No Mundo da Lua", uma publicação da Lemos Editorial, com o objetivo de esclarecer o tema abordando as causas, os sintomas e as conseqüências da TDAH na vida dos portadores do distúrbio e das pessoas que as cercam, além de tratamentos disponíveis. Utilizando o sistema de pergunta e resposta, com linguagem simples e objetiva, o livro tem leitura agradável, além de ser muito informativo. |
Princípios e Práticas em TDAH Autor: LUIS AUGUSTO P. ROHDE PAULO MATTOS Editora: Artmed Sinopse: Resultado da reunião de renomados profissionais de diversas regiões do país, sob a organização de Luis Augusto Rohde e Paulo Mattos, este livro apresenta um texto denso mas agradável, objetivando que o impacto do TDAH seja minimizado pela maior detecção dos casos e pelo encaminhamento adequado de propostas terapêuticas tendo por base a evidência científica. | |
| TDA/TDAH: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Autor: THOMAS W. PHELAN Editora: M. Books Sinopse: Sabe aquela criança que não pára um minuto e deixa pais, irmãos e professores loucos? Ela pode ser vítima de uma doença. É constrangedor, isso é inegável. O filho, tão amado e esperado, não se porta bem em lugar algum e (ou) não consegue se concentrar em nenhuma atividade por mais de alguns minutos. Shoppings, supermercados e casas de amigos são locais proibidos: o excesso de movimentação dessas crianças necessita de uma atenção constante para que não se machuquem ou não machuquem os outros. Antes de jogar a toalha e decretar: este menino não tem jeito, atenção! Ele pode ser vítima de um distúrbio que atinge cerca de 5% das crianças. E o melhor: o problema pode ser contornado. Uma criança que age desta maneira altera completamente a rotina de todos a sua volta: pais, avós, professores, amigos e outros parentes sentem-se impotentes diante de um quadro assim. E não é só: ela será um adulto com dificuldades. Mas o que fazer quando broncas, castigos, privações, conversas e conselhos são inúteis? Em um primeiro momento, o pequeno deve ser avaliado por um especialista. Caso seja diagnosticado que se trata de TDA (Transtorno de Déficit de Atenção) ou de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), os principais distúrbios psicológicos em crianças é hora de tratá-lo. Tratar sim. Com medicamentos, se necessário. Pois estamos falando de uma doença que atinge, segundo estudos realizados, 5% da população infantil. |
Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade - TDAH Autor: RUSSELL A. BARKLEY Editora: Artmed Sinopse: De autoria do renomado especialista em TDAH Russel A. Barkley, Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade capacita os pais, os professores e os profissionais da saúde munindo-os com informações atualizadas, com a orientação de especialistas e com a confiança de que necessitam. "Este não é apenas mais um livro. É um grande livro... Este livro tem algo a oferecer a qualquer pessoa envolvida com crianças portadoras de TDHA: pais, professores, psicólogos, médicos e familiares. Não vou emprestar este livro para pais (mas vou mostrá-lo), pois eles precisam adquiri-lo para que possam lê-lo e relê-lo." Dr. J. Clyde Ralph, Pediatric News | |
Terapia Cognitivo: Comportamento no TDAH - Manual do Paciente Autor: PAULO KNAPP / LUIS AUGUSTO P. ROHDE / LIESANE LYSZKOWSKI / JULIANA JOHANNPETER Editora: Artmed Sinopse: "Dividido em 12 sessões de tratamento, este manual permite ao jovem que sofre do TDAH conhecer inúmeros aspectos de sua doença e aprender a lidar com suas conseqüências no seu dia-a-dia de uma forma menos desgastante. É um livro que deve ser recomendado a todo portador do TDAH e a seus familiares." Fernando R. Asbahr Professor do Curso de Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Programa de Ansiedade na Infância e Adolescência (AMBULANSIA), Hospital das Clinicas/Faculdade de Medicina da USP | |
| Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Autor: EDYLEINE BELLINI PERONI BENCZIK Editora: Casa do Psicólogo Sinopse: O TDAH assola de forma angustiante, pais, professores, profissionais e, principalmente, as suas vítimas (crianças e adolescentes). A fim de se obter uma melhor compreensão a respeito do TDAH e as suas repercussões, o livro aborda vários aspectos acerca do tema, como: perspectiva histórica, características, prevalência, etiologia, evolução, implicações educacionais, cuidados com o diagnóstico do TDAH, considerando-se as diversidades culturais, fatores sociais, diferenças individuais e métodos de ensino. É também proposto um modelo de avaliação psicológica que vai além do simples diagnóstico e são discutidas várias possibilidades de intervenção: psicológica, psicopedagógica, medicamentosa e psico-educativa. Enfim, o TDAH - Atualização Diagnóstica e Terapêutica veio para cobrir uma lacuna em nosso meio, é um guia exemplar de orientação para profissionais, pois fornece ferramentas e subsídios, e objetiva cobrir um trabalho complexo, contribuindo assim, para a promoção da saúde mental da criança e do adolescente, para que estes tenham uma vida mais digna, com melhor desempenho escolar, satisfatória integração social e, acima de tudo, satisfação pessoal. |
Entrada da Criança na Escola e Período de Adaptação Autor(a): Cristina Helana Guimarães Sartori Editora: Alínea Sinopse: A entrada da criança na escola traz sempre alguns embaraços para aqueles que participam desse processo, ou seja, os pais, as crianças e seus professores. Entender este momento como um processo que envolve uma rede de relações já implica diferentemente a escola, seus professores e os pais da criança, fazendo-se necessário que se definam suas funções nessa passagem. Parece não ser possível a observação de procedimentos comuns nas escolas para encaminharem as crianças recém-chegadas, pois cada uma delas elabora sua maneira de recebê-las. Toda a variação que pode ser observada advém de uma posição da escola em sua proposta pedagógica, pois é a partir da visão que a escola possui da criança que ela pode optar por fazer, ou não, um período específico para a adaptação, bem como elaborar a maneira através da qual tal processo vai se dar. O presente estudo oferece condições de pensarmos esse processo à luz dos conceitos psicanalíticos, de maneira a fundamentar o que está em jogo nessa passagem da criança, uma vez diferenciada e definida a função da escola e da mãe. Entendemos portanto esse processo regido pela seguinte lógica: "os pais, a criança e a escola´, sendo que aos pais cabe introduzir e dar sustentação para o filho nesse momento, à criança cabe um tempo para compreender o que está em jogo nessa passagem, até poder estabelecer novos laços e à escola cabe acolher a criança mediante uma proposta pedagógica, materiais e recursos humanos bem preparados, assim como orientar os pais em suas necessidades de esclarecimentos. | |
Afetividade e Aprendizagem: Distúrbios Afetivo Emocionais Autor(a): DENISE HERNANDES TINOCO Editora: UEL | |
Afetividade e Inteligência Autor(a): CLAUDIO J.P. SALTINI Editora: | |
Limites e Afetividade Autor(a): GILSON DE ALMEIDA PEREIRA Editora: Ulbra Sinopse: O livro contribui para a discussão do ensino reflexivo. Apresenta um estudo prático sobre como podemos ensinar com prazer. Provoca o leitor para uma reflexão em sua prática docente e apresenta valiosas contribuições para que a escola torne-se cada vez mais um ambiente democrático, de inclusão, de formação de valores e de construção de saber para alunos e professores. | |
A Afetividade do Educador Autor(a): MAX MARCHAND Editora: Summus Sinopse: Um livro que incentiva uma abertura ao crescimento pessoal do mestre e do aluno. Um convite ao equilíbrio entre suavidade e indulgência, disciplina e senso de humor. O educador manifesta seu afeto na renúncia a si mesmo e na adaptação à idade, psicologia e evolução de cada aluno. O livro fala sobre afetividade e toca nossa própria afetividade pela sensibilidade, pelo humanismo, pela capacidade de dedicação à tarefa educativa que Max Marchand demonstra. Uma obra preciosa, válida em diferentes circunstâncias de classe e em diferentes níveis culturais, sociais e econômicos. | |
Afetividade na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas Autor(a): VALERIA AMORIM ARANTES Editora: Summus Sinopse: Este livro traz para o cenário da educação o tema da afetividade, raramente abordado e freqüentemente ocultado nas encruzilhadas do cotidiano escolar. Ele questiona os dualismos estabelecidos no mundo científico e escolar, que separa cognição e afetividade, razão e emoção, assumindo que tais dimensões são indissociáveis no funcionamento psíquico humano. Essa discussão apresenta a contribuição de 13 autores, estudiosos de diferentes campos do conhecimento: educação, psicologia, lingüística, neurologia e matemática. | |
Relações Entre Afetividade e Cognição: de Moreno a Piaget Autor(a): Editora: Em Relações entre afetividade e cognição, Mariângela Wechsler correlaciona os períodos de desenvolvimento cognitivo, de Jean Piaget, e as etapas e fases da Matriz de Identidade, de Jacob Levy Moreno, buscando uma compreensão mais global do processo de construção da identidade do indivíduo. Num texto elegante e bem escrito, a autora joga novas luzes sobre esse processo de construção no seu duplo aspecto: a construção socioafetiva e a construção cognitiva. | |
Fonte das sinopses: Site Submarino, Site Siciliano |
Indicação de livros retirados do site psicopedagobia brasil |
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