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Andrea N S Paim
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segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Gardner e a Teoria das Inteligencias Multiplas

foto de Gardner
Principais ideiasInfluenciado por Piaget, em 1983 Gardner e uma equipe de pesquisadores divulgaram a teoria das inteligências múltiplas, questionando a visão predominante de inteligência centrada em habilidades linguísticas e lógico-matemáticas.

Para Gardner, a inteligência consiste na habilidade de resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Na teoria, ele concluiu, a princípio, que há sete tipos de inteligência:
  1. Lógico-matemática é a capacidade de realizar operações numéricas e de fazer deduções.
  2. Linguística é a habilidade de aprender idiomas e de usar a fala e a escrita para atingir objetivos.
  3. Espacial é a disposição para reconhecer e manipular situações que envolvam apreensões visuais.
  4. Físico-cinestésica é o potencial para usar o corpo com o fim de resolver problemas ou fabricar produtos.
  5. Interpessoal é a capacidade de entender as intenções e os desejos dos outros e consequentemente de se relacionar bem em sociedade.
  6. Intrapessoal é a inclinação para se conhecer e usar o entendimento de si mesmo para alcançar certos fins.
  7. Musical é a aptidão para tocar, apreciar e compor padrões musicais.
Mais tarde, Gardner acrescentou à lista as inteligências natural (reconhecer e classificar espécies da natureza) e existencial (refletir sobre questões fundamentais da vida humana) e sugeriu o agrupamento da interpessoal e da intrapessoal numa só.

Em cada pessoa, as inteligências se combinam de forma diferente. Na educação, a teoria de inteligências múltiplas implica o desenvolvimento de avaliações adequadas às diversas habilidades, a criação de currículos específicos para cada saber e um ambiente educacional mais amplo e variado.

Atualmente, Gardner é professor especializado em Educação e em Neurologia pela Universidade de Harvard.

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