Seja bem vindo!

A área da Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem como um todo e suas dificuldades; realizando um trabalho preventivo e terapêutico. Desta forma, contribui efetivamente, para que este processo possa ser amplamente vivenciado pelo sujeito.

Seja bem vindo a este espaço de troca e de socialização do conhecimento!

Andrea N S Paim
Psicopedagoga Clínica & Institucional
F: 51-9174 0808

Quem sou eu

Minha foto
Administradora, Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional e Orientadora Educacional

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Torre de Hanoi

Caros amigos
Gostaria de dividir com vocês uma atividade que pode ser bem interessante de ser trabalhada com pré-adolescentes, não só em sala de aula, mas em outros espaços pedagógicos:a Torre de Hanói!

Qual a Importância desta atividade?
Levar o aluno a observação de padrões matemáticos de forma lúdica.
A Torre de Hanói tem sido tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.
Mas o que a torre de Hanói?
Existem várias lendas a respeito da origem do jogo, a mais conhecida diz respeito a um templo Hindu, situado no centro do universo. Diz-se que Brahma supostamente havia criado uma torre com 64 discos de ouro e mais duas estacas equilibradas sobre uma plataforma. Brahma ordenara-lhes que movessem todos os discos de uma estaca para outra segundo as suas instruções. As regras eram simples: apenas um disco poderia ser movido por vez e nunca um disco maior deveria ficar por cima de um disco menor. Segundo a lenda, quando todos os discos fossem transferidos de uma estaca para a outra, o templo desmoronar-se-ia e o mundo desapareceria.
ATIVIDADE
Proponha que seus alunos se dividam em trios e disponibilize uma Torre de Hanói para cada grupo. Caso a escola não tenha esse jogo, ou não tenha a quantidade necessária, existe esse jogo disponível online em vários sites. Exemplo:
É importante que os alunos sigam as mesmas regras:
  • Nenhum disco pode ficar acima de um maior;
  • Só podemos mover um disco por vez;
Assim, peça para que os alunos resgistrem os resultados encontrados na tabela abaixo e que eles estudem qual o MENOR número de movimentos necessários para deslocar os discos de uma torre a outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário